Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

O Ensino Fundamental I tem como princípios norteadores a formação integral do aluno; objetivando desenvolver o pensar, formar para compreender, ensinar a conhecer, estabelecer relações, desenvolver habilidades e competências, formar cidadãos conscientes, participantes e protagonistas de uma vida social imbuída de ética e valores cristão.

Inseridos na RSE ( Rede Salesiana de Escolas ) utiliza material específico em formato de livros criados com exclusividade para a RSE . Os autores do material são Professores pesquisadores de renome e reconhecimento nacional e internacionalmente pelos estudos e pesquisas realizadas em sua área de atuação.

METODOLOGIA

A metodologia direciona-se à projetos e atividades mais globais e específicas, envolvendo o desenvolvimento de várias habilidades e conectando conceitos e contextos, efetivando a integração do conhecimento. Os projetos preveem a integração entre as disciplinas e áreas de conhecimento, pelas concepções teóricos-metadológicas comuns a todas elas e por meio do desenvolvimento de habilidades escolares comuns:

Essas habilidades comuns são:

  • Leitura e interpretação de diferentes linguagens: textos narrativos, poéticos, informativos; mapas, fotos, gravuras, documentos de época, desenhos, gráficos, tabelas, etc.
  • Escrita: produção de textos em diversas linguagens; organização e registro de informações.
  • Expressão oral: exposição de ideias com clareza, argumentação coerente; análise de argumentações de outras pessoas.
  • Análise e interpretações de fatos e ideias: coleta e organizações de informações; formulação de perguntas e hipóteses.
  • Mobilização de informações, conceitos e procedimentos em situações diversas.
  • Desenvolver o pensar em matemática: buscar informações, estabelecer possibilidades, testar hipóteses, tomar decisões, construir argumentações e resolver situações-problema.

EQUIPE PEDAGÓGICA

Nossos professores tem o compromisso com a proposta Salesiana baseada no tripé: razão, religião e no amor educativo, estabelecendo uma comunicação entre professor-aluno essencial para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

O papel do professor Salesiano é de mediador nesse processo de construção do aluno, no qual suas intervenções, abordagens pedagógicas e observações são de grande importância para o desenvolvimento de nossos alunos.

Nossos professores além do perfil de pesquisadores, são capacitados e pós graduados, sendo constantemente atualizados com relação ás pesquisas pedagógicas recentes.

Organização Curricular:

Compõem o currículo o estudo da Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Ensino Religioso. Arte, Educação Física, Música e Inglês completam os componentes curriculares.

A transversalidade pressupõe um tratamento integrado das áreas e um compromisso das relações interpessoais e sociais, a fim de que haja uma coerência entre os valores experimentados na vivência que a escola propícia aos alunos e a integração intelectual com tais valores.

A Educação no Colégio Salesiano Dom Bosco, busca a inserção dos jovens no mundo do trabalho, da cultura, das relações sociais e políticas. Os planejamentos e a articulação curricular, estão totalmente atualizados de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.

APOIO PEDAGÓGICO

O objetivo desse trabalho é a ressignificação da própria aprendizagem, o esclarecimento de dúvidas e a recuperação de conteúdos, oferecido no período inverso, uma vez na semana.

GRUPO DE ESTUDOS

Este trabalho é oferecido para os 4ºs e 5ºs anos com objetivo de:
  • Auxiliar o aluno na organização dos estudos;
  • Proporcionar a oportunidade de revisão de conteúdo;
  • Aprimorar o hábito de estudo, leitura e escrita;
  • Esclarecer dúvidas.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Sistema de avaliação: Processual – Acompanhamento do aluno diariamente no seu processo, percebendo suas necessidades e avanços.

O aluno também é responsável no seu processo ensino aprendizagem, para isso ele precisa perceber que a avaliação serve para informar, indicar mudanças e aconselhar.

O aluno precisa saber por que e em que está sendo avaliado.

As Avaliações contemplam diferentes instrumentos: observação e registro pelo professor, análise de produções, provas (portfólios), análise de erros e auto avaliação.

RECUPERAÇÃO PARALELA E CONTINUA

A recuperação paralela e contínua é oferecida aos nossos alunos durante o trimestre, no período inverso, nas aulas de apoio pedagógica e nas reuniões do grupo de estudo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2010 - Todos os direitos reservados
Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana
Rua Dom Bosco, 100 - Bairro Santa Catarina - Americana/SP -13466-327
Telefone: (19) 3471-9700