Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

O Ensino Fundamental contribui para o desenvolvimento de múltiplas competências, promovendo o aprender de forma contínua, dentro de um processo criativo, transformador, socializador e científico. A proposta pedagógica objetiva o desenvolvimento dos alunos respeitando aspectos cognitivos, emocionais e culturais.

Visa a formação básica do cidadão contemplando:

  • O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, a tecnologia das artes e dos valores em que se fundamentam a sociedade;
  • O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

METODOLOGIA

Na aplicação da proposta sócio-interacionista, os educandos aprendem os conteúdos de forma significativa e transdisciplinar. O conhecimento é construído a partir da interação do aluno com o meio sócio-cultural, é compreendido, transferido e aplicado na vida cotidiana. Desta forma o saber significativo se torna presente na prática escolar.

EQUIPE PEDAGOGICA

Os educadores procuram estar atentos às necessidades de cada faixa etária, buscando estratégias que favoreçam o despertar para novas descobertas e o desenvolvimento das habilidades e competências.

Para isso, contamos com educadores altamente capacitados, com formação continuada por meios de assessorias específicas, propiciando também cursos externos de aperfeiçoamento profissional, além de aprofundar seus conhecimentos sobre a linha pedagógica e a filosofia salesiana.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

O currículo do Ensino Fundamental é constituído por componentes que abrangem o estudo da Língua Portuguesa e de Matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil., enfatizando a contribuição das diferenças culturais e etnias de seu povo; o estudo da História da Cultura e etnias, principalmente das matrizes indígenas, africana e européia; a educação ambiental.

Acresce ainda a este conjunto o Ensino Religioso, as Artes incluindo o desenvolvimento das quatro linguagens, o Inglês, Filosofia, a Prática da Educação Física, englobando o conhecimento dos direitos da criança e do adolescente (ECA) e sobre o processo de envelhecimento.

Compõem o currículo o estudo da Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimento do mundo físico e natural, e da realidade social e política. As Artes, a Educação Física, o Inglês, a Filosofia e o Ensino Religioso completam os componentes deste currículo. Os temas: Ética, Orientação Sexual, Meio Ambiente, Saúde, Pluralidade Cultural, Orientação para o Trabalho, Direitos e Deveres dos cidadãos e Ordem Democrática permeiam transversalmente os componentes curriculares.

A transversalidade pressupõe um tratamento integrado das áreas e um compromisso das relações interpessoais e sociais, a fim de que haja uma coerência entre os valores experimentados na vivência que o Colégio propicia aos alunos e a integração intelectual com tais valores.

A Educação no Colégio Salesiano Dom Bosco busca a inserção dos jovens no mundo do trabalho, da cultura, das relações sociais e políticas. Os planejamentos e a articulação curricular, estão totalmente atualizados de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.

O Colégio desenvolve vários projetos interdisciplinares.

APOIO PEDAGÓGICO

O Colégio oferece, no período inverso, oportunidade para revisões e plantões de dúvidas, conscientizando o aluno sobre a importância do estudo contínuo.

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

Contamos com uma equipe de Orientação Educacional que incentiva os alunos a encontrarem seus caminhos e organizarem-se de maneira prazerosa em relação aos seus estudos. Acompanhando, desta forma, as tarefas de casa e orientando-os sobre a administração do tempo e a rotina diária dos estudos.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

As avaliações da aprendizagem do aluno são feitas ao longo do processo de modo a conduzir uma avaliação contínua e cumulativa dos avanços realizados por ele permitindo a apreciação adequada do seu desempenho.

Além disso, os alunos que fazem acompanhamentos específicos, podem ser avaliados de acordo com as orientações ou laudos enviados pelos respectivos profissionais.

RECUPERAÇÃO PARALELA E CONTÍNUA

Visando a melhoria da aprendizagem e desempenho aos alunos que não atingem satisfatoriamente a média, o colégio oferece, no período inverso, a recuperação contínua e paralela.

SITE

O Colégio conta com um serviço de site para a divulgação das atividades escolares através da home page, os seguintes recursos: notas, comunicados, notícias, ocorrências e calendários, para que, desta forma, a comunicação possa se efetivar com mais rapidez e acessibilidade em qualquer horário e lugar.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2010 - Todos os direitos reservados
Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana
Rua Dom Bosco, 100 - Bairro Santa Catarina - Americana/SP -13466-327
Telefone: (19) 3471-9700