Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

No Ensino Médio, é necessário consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental para que o educando possa prosseguir seus estudos e agir objetiva e refletidamente em seu meio.

Torna-se necessário, ainda, possibilitar a preparação para o trabalho de modo que o aluno venha a ser capaz de se adaptar às mudanças das condições de ocupação, compreendendo os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos e percebendo teoria e prática como aspectos indissociáveis da práxis.

É importante oferecer condições do educando se aprimorar como pessoa humana, possibilitando o desenvolvimento das múltiplas inteligências, de uma postura ética, da autonomia intelectual, do pensamento crítico e criativo.

METODOLOGIA

Os educadores, comprometidos com a proposta educativa da Rede Salesiana de escolas, desenvolvem uma prática pedagógica interdisciplinar que leva à formação integral do aluno.

Dentro dos diferentes componentes curriculares, as aulas são desenvolvidas procurando estabelecer relações entre os conhecimentos que o aluno traz e o assunto estudado, proporcionando participação crítica e criativa por parte do educando.

O uso dos mais diferentes laboratórios disponíveis (informática, química e física), a realização de diferentes tipos de exercícios de vestibulares e do ENEM e práticas pedagógicas diferenciadas, entre outros, conduzem naturalmente a uma preparação para os mais diferentes processos seletivos usados nas Universidades, sem esquecer-se da grande preocupação com a preparação para enfrentar os desafios do cotidiano e realização do projeto de vida do educando.

EQUIPE PEDAGÓGICA

O educador salesiano, além de criar elos entre o aluno e o conhecimento, tem a missão de abrir janelas para a vida. Ele tem a capacidade de se fazer presente no cotidiano do aluno de forma significativa. Para isso, apresenta-se para o educando, sem imposição, como uma referência em valores e atitudes.

Nossos professores estão em constante atualização, participando não só dos estudos de formação continuada da Rede Salesiana como também de cursos de especialização em importantes universidades.

Trata-se de um corpo docente especializado e com sólida formação acadêmica (vários profissionais com títulos de pós-graduação e mestrado).

Contamos também a presença atuante da pastoral que, além das reflexões e mensagens diárias, tem participação efetiva nas construções dos mais importantes valores para a vida.

Para complementar a equipe pedagógica, os alunos contam com uma coordenadora pedagógica, orientadora educacional e auxiliar de coordenação.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

São oferecidas as disciplinas da educação básica: Língua Portuguesa (Literatura, Gramática e Redação), Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, História da Arte, Inglês, Educação Física e acrescendo à parte diversificada do currículo Filosofia, Sociologia, Espanhol e Ensino Religioso.

Utilizamos os livros da Rede Salesiana de Ensino, que foram escritos conforme as exigências dos Parâmetros Curriculares Nacionais e dos mais modernos vestibulares, além do novo ENEM.

Os alunos ainda participam de estudos do meio e realizam diversos simulados durante o ano. As avaliações sempre contemplam questões de vestibulares para que, assim, estejam familiarizados com essas provas.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

As avaliações vivenciadas e previstas na concepção pedagógica do curso se constituem em referenciais que estarão subsidiando, em cada etapa de aprendizagem, os profissionais envolvidos no ensino-aprendizagem, não só para definição das ações e procedimentos a serem adotados ao longo do desenvolvimento das respectivas propostas de trabalho, como também constituindo-se em indicadores regulares das aprendizagens individualmente alcançadas pelos educando.

As avaliações sinalizam os efetivos avanços no desenvolvimento de competências e habilidades por eles/as adquiridos/as ao longo de sua trajetória escolar.

Em nossa concepção, avaliação não pode ser entendida como mera classificação dos educandos. Acreditamos na avaliação que contribui com o processo de apropriação e construção do conhecimento dos mesmos, tendo como funções o diagnóstico, a retro-informação e o favorecimento do desenvolvimento dos alunos, caracterizando-se essencialmente como uma prática que tem por fim buscar estratégias diferenciadas para interferir no ponto em que os educandos apresentaram dificuldades, pois entendemos avaliação como uma atividade inerente à ação educacional, sendo, pois, um processo contínuo a serviço da aprendizagem.

Em suma, os instrumentos de avaliação devem resultar em um conjunto de informações sobre o processo de ensino e aprendizagem que possibili¬tem ao professor:

  • Coletar indícios de tensões, sofrimentos, avanços e conquistas;
  • Interpretar esses indícios, para compreender as dificuldades apresentadas pelos educandos, bem como sistematizar seus avanços;
  • Rever metas, estabelecer novas diretrizes, propor outras formas de ensinar, gerando, assim, novas aprendizagens;
  • Situar o educando no processo de ensino e aprendizagem;
  • Construir formas de comunicação claras, para mostrar a todos os interessados tanto o sentido ou o significado desse processo avaliativo quanto à situação dos educandos nes¬se novo contexto.

RECUPERAÇÃO PARALELA E CONTÍNUA

Durante o trimestre, são desenvolvidas recuperações contínuas a partir de diagnósticos de aprendizagem.

Os educandos que apresentarem média inferior a 6,0 (seis) serão convocados para recuperação, que será realizada no período da tarde, com horário estipulado pela coordenação pedagógica, em momentos de orientação, partindo sempre das dificuldades dos alunos, com a finalidade de propiciar situações de reconstrução dos conceitos em que apresentaram dificuldades.

As dificuldades e/ou defasagens serão o alvo de ataque do professor no trabalho de recuperação.

Aos educandos que persistirem com dificuldades de acompanhamento, o trabalho desenvolvido pelo professor será o de resgate do conteúdo em que o aluno apresentou defasagens, e para isso fará uso de situações diferenciadas de construção de conhecimento, exercícios, situações e avaliações.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2010 - Todos os direitos reservados
Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana
Rua Dom Bosco, 100 - Bairro Santa Catarina - Americana/SP -13466-327
Telefone: (19) 3471-9700