Matrículas Abertas
Colégio Dom Bosco

MATRÍCULAS ABERTAS 2019

EDUCAÇÃO QUE ACOLHE, ESTIMULA E TRANSFORMA.

Preencha os campos abaixo, que entraremos em
contato. Venha conhecer o Dom Bosco Americana.

Sobre o estudante(s):

*Informações obrigatórias

CLIQUE E CONFIRA PORQUE CADA ALUNO É ÚNICO

Novidade Período Integral
Educação Infantil

Educação Infantil

QUANDO O ENSINO É PRÓXIMO, CADA ALUNO VIRA UM UNIVERSO.

Estimular a descoberta pelo desenvolvimento criativo e de forma lúdica, tratando as singularidades de cada criança com ética, carinho e sensibilidade.

O nosso Colégio atende crianças a partir de um ano, com ambiente físico adequado a diferentes faixas etárias. Sala de música, brinquedoteca, laboratório de informática, piscina, amplo parque, campo de futebol e salas arejadas, ou seja, ambientes favoráveis e acolhedores que, juntamente aos cuidados e ao convívio, promovem a socialização, o estabelecimento de vínculos afetivos, de confiança e de aprendizagem.

Três princípios guiam o projeto pedagógico da Educação Infantil:

• Éticos (autonomia, responsabilidade, solidariedade, respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades);

• Políticos (direitos de cidadania, exercício da criticidade, respeito à ordem democrática);

• Estéticos (sensibilidade, criatividade, ludicidade, liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais).

O nosso material pedagógico está baseado no texto provisório da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), sendo responsabilidade da escola garantir a aprendizagem dos alunos. É de direito da criança que as suas especificidades sejam garantidas concomitantemente à aprendizagem. São elas:

DIREITO DE BRINCAR

Construir o sentido do singular e do coletivo, da autonomia e da solidariedade fazendo de conta, jogando com regras, fazendo construções e pesquisas.

DIREITO DE EXPLORAR

Explorar materiais, brinquedos, objetos, ambientes e o entorno físico e social para se conhecer e conhecer o outro: potencialidades, limites, interesses, sentimentos, sensibilidade e demandas.

DIREITO DE PARTICIPAR

Promover a participação ativa nas situações cotidianas do cuidado de si e do outro, favorecendo a aprendizagem do respeito aos ritmos, interesses e desejos das outras crianças.

DIREITO DE COMUNICAR

Favorecer a comunicação por meio das linguagens expressivas e criativas, valorizando e buscando a compreensão da exposição das necessidades, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, oposições.

DIREITO DE CONHECER-SE

Construir uma identidade pessoal e cultural, valorizando suas próprias características e as dos outros, com respeito à diversidade.

Faixa Etária:

Maternal I-1 ano até 30/06
Maternal II-2 anos até 30/06
Infantil I-3 anos até 30/06
Infantil II-4 anos até 30/06
Infantil III-5 anos até 30/06
IR PARA O TOPO
Novidade Período Integral
Ensino Fundamental I

*Apenas para 1a ano do ensino Fundamental 1.

Ensino fundamental I
- (1º ao 5º ano)

QUANDO O ENSINO É PRÓXIMO, CADA ALUNO VIRA UM UNIVERSO.

Promover a autodescoberta e desenvolver a criatividade e a aprendizagem com base nas particularidades de cada criança.

Nosso Ensino Fundamental I tem como princípio a formação integral de cada aluno enquanto cidadão consciente, participante e protagonista de uma vida social baseada na ética e em valores cristãos.

Inseridos na RSE (Rede Salesiana de Escolas), utilizamos material didático desenvolvido, com exclusividade, por professores pesquisadores de renome e reconhecimento internacional.

METODOLOGIA

A metodologia direciona-se a projetos e atividades mais globais e específicas, envolvendo o desenvolvimento de várias habilidades e conectando conceitos e contextos que efetivam a integração de disciplinas e, consequentemente, das habilidades:

  • Leitura e interpretação de diferentes linguagens: textos narrativos, poéticos, informativos, mapas, fotos, gravuras, documentos de época, desenhos, gráficos, tabelas etc.
  • Escrita: produção de textos em diversas linguagens; organização e registro de informações.
  • Expressão oral: exposição de ideias com clareza, argumentação coerente; análise de argumentações de outras pessoas.
  • Análise e interpretações de fatos e ideias: coleta e organizações de informações, formulação de perguntas e hipóteses.
  • Mobilização de informações, conceitos e procedimentos em situações diversas.
  • Desenvolver o pensar em matemática: busca de informações, estabelecimento de possibilidades, teste de hipóteses, tomada de decisões, elaboração de argumentações e resolução de situações-problema.

EQUIPE PEDAGÓGICA

Além de suas ótimas competências e atualizações pedagógicas constantes, nossos professores são qualificados pelo compromisso com a proposta Salesiana, baseada no tripé: razão, religião e amor educativo.

O papel do professor Salesiano é de mediador no processo de desenvolvimento de cada aluno, estabelecendo uma comunicação essencial para a formação integral de cada ser humano.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR:

Os planejamentos e a articulação curricular estão totalmente atualizados de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais e a multidisciplinaridade:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Ciências Humanas e da Natureza
  • Ensino Religioso

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

  • A avaliação tem objetivo de focalizar o aluno em seus avanços e necessidades.
  • Não é realizada por meio de um único instrumento, nem se restringe a um momento apenas.
  • Avalia-se o processo de aprendizagem do aluno durante todo o trimestre, no dia a dia, nos momentos de discussão coletiva e de realização de tarefas em grupos ou individuais e, também, em avaliações pré-agendadas.
IR PARA O TOPO
Ensino Fundamental I

Ensino fundamental II
- (6º ao 9º ano)

QUANDO O ENSINO É PRÓXIMO, CADA ALUNO VIRA UM UNIVERSO.

Promover a autodescoberta e desenvolver a criatividade e a aprendizagem com base nas particularidades de cada criança.

No Ensino Fundamental II, o aluno desenvolve múltiplas competências, promove o aprender de forma contínua, dentro de um processo criativo e transformador, sempre respeitando aspectos cognitivos, emocionais e culturais de cada ser humano.

Utilizamos material digital desenvolvido pela RSE (Rede Salesiana de Escolas) que investe no desenvolvimento de soluções educacionais inovadoras, compatíveis com as necessidades educacionais de hoje.

METODOLOGIA

Na proposta salesiana, os alunos aprendem os conteúdos de forma significativa e interdisciplinar. O conhecimento é construído a partir da interação do aluno com o meio sociocultural, compreendido, transferido e aplicado na vida cotidiana. Desta forma, o saber significativo se torna presente na prática escolar.

O trabalho pedagógico está organizado pensando nas diversas áreas do conhecimento, o que possibilita a comunicação e o desenvolvimento de uma prática escolar integradora e crítica.

Na sala de aula, o uso de novas tecnologias instigam um ambiente interativo e colaborativo de acordo com as necessidades educacionais.

EQUIPE PEDAGÓGICA

Os educadores procuram estar atentos às necessidades dos alunos, buscando estratégias que favoreçam o despertar para novas descobertas e o desenvolvimento das habilidades e competências.

Para isso, contamos com educadores altamente capacitados, comprometidos com a proposta salesiana, com formação continuada e sólida para um trabalho educacional de excelência.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Os planejamentos e os componentes curriculares estão atualizados de acordo os Parâmetros Curriculares Nacionais e a multidisciplinaridade, sendo eles:

  • Língua Portuguesa
  • Artes
  • Matemática
  • Geografia
  • História
  • Educação Física
  • Inglês
  • Filosofia
  • Ensino Religioso
  • Ciências

Além disso, os temas: ética, orientação sexual, meio ambiente, saúde, diversidade cultural, orientação para o trabalho, direitos e deveres dos cidadãos e ordem democrática permeiam transversalmente os componentes curriculares, pressupondo um tratamento integrado das áreas e um compromisso das relações interpessoais e sociais, a fim de que haja uma coerência entre os valores experimentados na vivência que o colégio propicia aos alunos e sua integração intelectual.

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

Contamos com uma profissional de Orientação Educacional que incentiva os alunos a organizarem-se em relação aos seus estudos, orientando-os sobre a administração do tempo e a rotina diária dos estudos.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

As avaliações da aprendizagem do aluno são feitas ao longo do processo de modo a conduzir uma avaliação contínua e cumulativa dos avanços realizados por ele, permitindo o acompanhamento de seu desempenho e evolução. O aluno é avaliado através de atividades processuais e de avaliações pré-agendadas.

IR PARA O TOPO
Ensino Fundamental I

Ensino médio
- (1º ao 3º)

DE PERTO NINGUÉM É IGUAL.

Aprimorar o conhecimento e a disciplina com respeito às aspirações de cada um, orientando e preparando para as escolhas e possibilidades que estão por vir.

Nosso Ensino Médio possui 69 anos de experiência na formação de jovens com a melhor preparação para os processos seletivos e para a construção de um projeto de vida sólido, estruturado e ético. Estamos sempre próximos às famílias, o que garante uma educação pautada em princípios e valores que norteiam as escolhas e a autonomia moral dos nossos alunos.

METODOLOGIA

A proposta educativa da Rede Salesiana de Escolas é o desenvolvimento de uma prática pedagógica interdisciplinar que leva à formação integral do aluno.

Metodologias ativas de aprendizagem, material didático digital, aulas inovadoras, uso frequente dos mais diferentes laboratórios disponíveis (informática, química, biologia e física), realização de diferentes tipos de exercícios de vestibulares e do ENEM e outras práticas pedagógicas diferenciadas e modernas fazem parte da nossa proposta metodológica.

EQUIPE PEDAGÓGICA

O educador salesiano, além de criar elos entre o aluno e o conhecimento, tem a missão de abrir janelas para a vida. Ele tem a capacidade de se fazer presente no cotidiano do aluno de forma significativa e apresentar-se para o educando, sem imposição, como uma referência em valores e atitudes.

Nossos professores estão em constante atualização através da formação continuada promovida pela Rede Salesiana e também de cursos de especialização em importantes universidades. Trata-se de um corpo docente especializado e com sólida formação acadêmica (vários profissionais com títulos de pós-graduação, mestrado e doutorado) e experiência de sala de aula.

Contamos também com a presença atuante da pastoral que, além dos projetos, tem participação diária e efetiva nas construções dos mais importantes valores para a vida.

NOSSOS DIFERENCIAIS NO ENSINO MÉDIO:

Formação Salesiana de parceria sempre próxima e articulada às famílias, o que garante uma educação pautada em princípios e valores que norteiam as escolhas e a autonomia moral dos nossos alunos.

  • A maior e mais completa estrutura física da região.
  • Material Didático Digital com estruturação pedagógica completa e atualizada.
  • Orientação Profissional.
  • SOE - Serviço de Orientação Educacional para um atendimento e acompanhamento personalizado.
  • Agenda pelo aplicativo Iscool App.
  • Plataforma Geekie.
  • Plataforma Letrus.
  • Cursinho Preparatório Intensivo para o Enem.
  • Simulados Enem e Vestibulares.
  • Participação em Olimpíadas de Conhecimento.
  • Projetos e estudos do meio diferenciados.
  • Participação na Wimun Brazil (simulação oficial da ONU).
IR PARA O TOPO
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção

ENSINO COM PROXIMIDADE, ACOLHIMENTO E ATENÇÃO

Da educação infantil à profissionalizante, construímos nossa tradição com base na qualidade de ensino, mas com carinho e sensibilidade para lidar com as particularidades de cada ser humano.

Afinal, mais do que transmitir conteúdos, nosso princípio é entender as diferenças para estimular talentos e desenvolver conhecimento.

Ensino com proximidade, acolhimento e atenção
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção
Ensino com proximidade, acolhimento e atenção