O Projeto Pedagógico do Colégio Salesiano Dom Bosco tem por objetivos expressar e subsidiar a comunidade educativa desta Instituição documentando os princípios, intenções e ações concretas emersas num processo de elaboração coletiva de todos os agentes envolvidos no processo e construção dos ideais educativos e formativos que norteiam a função social desta Escola.

Num processo de elaboração e reelaboração constante, o Colégio Salesiano Dom Bosco se estrutura na busca incansável por uma educação libertadora, propulsora da paz e consciente do seu papel enquanto agente de transformação social, capaz de tornar seus integrantes sujeitos capazes de compreender a nossa interdependência enquanto seres humanos, planetário e sócio culturais.

O Colégio Salesiano Dom Bosco tem como base a filosofia de "Dom Bosco" , pai e mestre de nossos princípios. Seguindo seus pensamentos, os ideais educativos presentes na sua obra, dá sustentação ao trabalho educativo e inspira nosso desejo a contribuir na formação integral de cidadãos.

Nossa Missão está fundamentada em princípios éticos, cristãos e salesianos, tem por missão contribuir para a formação integral dos nossos alunos, por meio do desenvolvimento físico, social e cognitivo dos mesmos.

Nossos Valores e prática educativa apóia-se na Amorevolezza, no Diálogo, no Respeito, na Solidariedade e princípios Éticos.

ESTILO SALESIANO DE EDUCAR

Na concepção salesiana o educando é figura principal no processo, isto, é, sujeito de sua própria educação.

O amor educativo é o cimento que torna educadores e educandos membros de uma mesma família.

No Sistema Preventivo de dom Bosco esse amor se constitui de três dimensões: Razão, Religião e Afeição.

A Razão refere-se aos processos de compreensão de si e do mundo, de descoberta da verdade, do bem, do belo, da segurança.

A Religião refere-se à busca e descoberta do sentido da vida e de Deus.

A Afeição refere-se à aceitação de si mesmo; à abertura para os outros e para a vida; à alegria de viver.

A prática educativa salesiana dá origem a um ambiente educativo, inspirado no modelo familiar de relação e de conduta; a processos educativos participativos; às experiências de vivência de valores que caracterizam o estilo salesiano de educar.

O ambiente salesiano tem como características o clima de festa, de alegria e de trabalho; o cultivo e a defesa da vida em múltiplas manifestações; o despertar do senso crítico-libertador; a prática da solidariedade e da participação; a comunidade educativa aberta.

Os educadores salesianos exercem, por meio da presença constante, uma responsabilidade especial na formação do ambiente de família.

PRINCÍPIOS, FINALIDADES E OBJETIVOS

Gerais
O Colégio Salesiano Dom Bosco tem como princípios fundamentais:
  • Uma educação inserida na realidade social e na realidade do aluno;
  • Uma perspectiva interdisciplinar, inerente à prática participativa, voltada para o projeto transdisciplinar da escola;
  • O respeito mútuo e a solidariedade que norteiam o trabalho da comunidade escolar, preservando a identidade católica na mensagem ecumênica, fundamentada no Sistema Preventivo de Dom Bosco;
  • À luz desses princípios, o Colégio Salesiano Dom Bosco tem como proposta formar uma Comunidade Educativa constituída por educadores, pais, alunos e funcionários, despertando o espírito crítico como agentes de transformação da sociedade, revendo constantemente conteúdos, métodos e práticas educativas;
Específicos

1- Evangélicos

Jesus Cristo constitui-se no ideal de pessoa a ser buscado e anunciado, sedo o Evangelho o critério norteador dos processos didático-pedagógicos, das estruturas e dos relacionamentos; a solidariedade, a valorização do ser humano, a justiça, o amor entre as pessoas, a verdade e a religiosidade.

2- Eclesiais

A centralidade da comunidade cristã em toda a atividade evangelizadora, o novo dinamismo ministerial que a complementa e o papel que o leigo cristão tem conquistado na Igreja são três aspectos fundamentais para enfocar, hoje, a pastoral da escola católica.

A escola católica salesiana:

  • encontra sua verdadeira justificação na própria missão da Igreja e age em nome e em sintonia com ela e educa os jovens cristãos para um autêntico sentido de Igreja;
  • cultiva a consciência de ser servidora da juventude na construção de um mundo mais justo, fraterno e solidário, acreditando e operacionalizando sua dimensão transformadora;
  • promove uma compreensão crítica da realidade sociocultural, consciente da sua missão evangelizadora da cultura;
  • valoriza e efetiva da presença do leigo como caminho de partilha e formação permanente;

3- Salesianos

A escola salesiana expressa sua predileção pelos jovens, especialmente os mais pobres, privilegiando o protagonismo juvenil, desencadeando um processo em que educador e educando são sujeitos de seu próprio desenvolvimento.

O espírito de família, o sentido de equipe, a presença entre os educandos são outros importantes critérios da ação salesiana. Essa “missão partilhada” privilegia os membros da Família Salesiana.

Os educadores, conscientes da importância da sua presença e atuação entre os educandos, convivem com eles e se interessam por seus problemas e anseios, em espírito de amizade, assistência e acolhida.

A caridade pastoral e o jeito oratoriano constituem também marcos fundamentais do trabalho salesiano na escola, na busca da realização da espiritualidade salesiana.

O projeto educativo fundamenta-se na razão, religião e "amorevolezza".

4- Sociais

A ação salesiana busca permanentemente a construção da cidadania e dos valores éticos. A escola está aberta a cultura, procurando compreender e acolher os seus valores para encarnar a mensagem evangélica.

A escola salesiana seja popular pela localização, pela cultura e também pelos serviços à população, especialmente aos mais pobres, sendo sinal de comunhão e solidariedade.

5- Transversais

A ação na escola se ocupa de forma transversal com os grandes temas da educação para a vida e para o amor, meio ambiente, valores éticos, religiosidade, cidadania e pluralismo cultural.

Ciente de seus limites, é necessário dar importância às possibilidades que a LDB oferece à educação para os valores, concretizando assim a preocupação fundamental da formação cristã.

FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

O Colégio Salesiano Dom Bosco objetiva desenvolver diferentes habilidades, promovendo o aprender de forma contínua, dentro de um processo criativo, transformador, socializador e científico; respeitando valores éticos universais como a solidariedade, a dignidade humana, a cidadania e a tolerância recíproca.

Por meio do trabalho interativo, educadores e educandos buscam descobrir novos caminhos para atingirem um saber significativo que os levem à autonomia, ao senso crítico e à ética.

A escola sintonizada com os novos tempos, e numa perspectiva futura, se insere no mundo onde a prática social e o trabalho são refer6encias para a difusão do conhecimento e da cultura. Desta forma busca contribuir para a formação integral do aluno, que é construtor de sua história e transformador da sociedade.

Na aplicação da proposta sócio interacionista, os educandos aprendem conteúdos de forma significativa e interdisciplinar. O conhecimento construído a partir da interação do aluno com o meio sócio-cultural é transferido e aplicado na vida cotidiana, desta forma o saber significativo se torna presente na prática escolar.

Em cada curso os educadores procuram estar atentos às necessidades de cada faixa etária, buscando estratégias que favoreçam o despertar para novas descobertas. A proposta pedagógica objetiva o crescimento gradativo dos alunos respeitando aspectos cognitivos, emocionais e culturais.

Favorecer o desenvolvimento da multiplicidade da inteligência, é preocupação de todos os educadores envolvidos com o projeto educativo.

Ericka C. Vitta
Vice Diretora

 
 
 
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