POR QUE FAZER CURSO TÉCNICO NO DOM BOSCO!

 

Os cursos técnicos ganharam força nas décadas de 70 e 80 advinda basicamente de uma necessidade da indústria em ter uma mão de obra especializada. Para os alunos, ao qual eu me incluo, era uma oportunidade, mais ainda uma necessidade, de poder trabalhar com dignidade e garantir o futuro pessoal e familiar.

Hoje o perfil dos alunos mudou um pouco, pois a situação financeira da população brasileira melhorou e o curso técnico deixou de ser uma necessidade de sobrevivência.

Hoje, o ser humano de modo geral, necessita passar por um processo contínuo de aprendizado que transcende o ciclo básico e obrigatório: Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio até a Graduação Universitária.

Nesse contexto o curso técnico ganha uma cor especial por trazer ao mundo uma realidade matemática incompreendida anteriormente pela maioria dos alunos, relacionando os conceitos teóricos que lhes são apresentados com a prática cotidiana. Desta forma, o fantasma da matemática é desmistificado não permitindo que o aluno tenha uma baixa estima e que emperre seu futuro em qualquer área profissional que esse aluno queira seguir.

Por muitos anos pesquisadores tem desenvolvido métodos de ensino e práticas pedagógicas como Tecnicista, Humanista e Construtivista dentre muitas outras, onde cada um atem seus aspectos positivos e negativos levando a constantes debates e evoluções a ponto de não se chegar a um consenso.

Não tem como desvincular a prática Tecnicista do Curso Técnico, pratica essa abominada pela maioria dos estudiosos de ensino por entenderem que se produzem robôs ao invés de formar pessoas com senso crítico, que pense por elas. O Curso Técnico do Dom Bosco tem a filosofia Salesiana e traduzida nos pilares propostos por Dom Bosco: Razão, Religião e "Amorevolezza".

Esses pilares formam o Sistema Preventivo Salesiano, completamente incorporado pelo corpo docente onde prevenir não é somente evitar o mal, mas antecipar o bem: dois conceitos fundamentais em educação. O projeto de educação tem como centro a pessoa, na singularidade de sua existência e quer ajudá-la a realizar o próprio projeto de vida.

O espírito salesiano é que diferencia o Curso Técnico do Dom Bosco dos demais, onde além do aprendizado Tecnicista é intrínseco o desenvolvimento da pessoa humana pelos seguintes pontos:

_ Promove a dignidade: emergência da consciência, da liberdade e do amor.

_ Transcende o ensino comum: construção do ser em plenitude, no exercício cotidiano da liberdade, frente aos desafios existenciais.

_ Desperta a Vocação e a felicidade: busca / construção do sentido para a própria existência e para seu contexto social.

Essa forma de conduzir o Curso Técnico do Dom Bosco de Americana é que tem trazido muitos alunos, tornando-o reconhecido como um dos melhores de nossa região e que tem servido de modelo para outras casas salesianas.

Ei, você, que ainda não se descobriu ou mesmo que tem a necessidade de ter um curso técnico, venha descobrir esse maravilhoso ambiente salesiano e ganhe de brinde um diploma de curso técnico.

 

Ronaldo Silva

Professor Curso Técnico Mecatrônica

Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana

 
 
 
© 2010 - Todos os direitos reservados
Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana
Rua Dom Bosco, 100 - Bairro Santa Catarina - Americana/SP -13466-327
Telefone: (19) 3471-9700