Dom Bosco Americana

Desde 1949, educando com tradição, inovação e coração.

Instalado em outubro de 1949 e localizado na rua que leva seu nome, o Colégio Dom Bosco chega a 2025 com mais de 75 anos de história, consolidando-se como referência em educação de qualidade e protagonizando uma trajetória marcante no cenário educacional do município.

Com uma infraestrutura moderna e em constante atualização, o colégio conta com biblioteca, quadras poliesportivas, laboratórios de Ciências da Natureza e de Tecnologia, campo de futebol, pátio escolar amplo, espaços lúdicos, auditório, miniauditório, brinquedoteca, sala de música, sala de artes e piscina climatizada para a Educação Infantil.

A inovação também faz parte do nosso dia a dia: somos uma escola conectada, que integra tecnologia e metodologias ativas de forma intencional e pedagógica. Por meio de materiais didáticos digitais, plataformas interativas, proporcionamos aos alunos uma aprendizagem dinâmica, participativa e significativa.

Tudo isso para responder aos desafios da sociedade contemporânea, formando crianças, adolescentes e jovens com competências acadêmicas, socioemocionais e espirituais, preparados para o futuro, com valores éticos, responsabilidade social e propósito de vida. Nossa base é o Sistema Preventivo de Dom Bosco — uma pedagogia do amor, da presença e da razão, que transforma vidas há mais de um século.

HISTÓRICO: OBRA SALESIANA EM AMERICANA – SP

O Instituto Salesiano Dom Bosco de Americana – SP nasceu com a bênção da pedra fundamental do Oratório São Domingos Sávio, em 16 de outubro de 1949.

Essa data entrou para a história, pois marca o nascimento da obra que acompanharia, bem de perto e de forma decisiva, o crescimento e o progresso da cidade.

O início do trabalho foi possível graças à iniciativa de Niels Jensen e Thomaz Fortunato, que doaram o terreno para a instalação do primeiro prédio, sendo inspetor o padre João Resende Costa e encarregado da obra o padre Osvaldo de Andrade. A iniciativa do Monsenhor Nazareno Maggi foi fundamental para a chegada e permanência dos salesianos no município.

A COMISSÃO DE RECEPÇÃO OFICIAL ERA FORMADA PELAS SEGUINTES PESSOAS:

  • Presidente: Monsenhor Nazareno Maggi
  • Antônio Faxine
  • Domingos de Luza
  • Fausto Mantovani
  • Fortunato Faraone
  • Abraim Abraham
  • João Tamborlim
  • John Henriksen
  • José Pasciuli
  • Martinho Feliz Demaret
  • Achiles Neve
  • Onofre Boer
  • Osvaldo Miante
  • Sabato Ferraro
  • Sergio Miante
  • Prefeito Antônio Pinto Duarte
  • Antônio Zanaga
  • Erick Mathiensen
  • Nacin Elias Neto
  • Francisco Duarte Pinto
  • João Dei Santi
  • João Zanaga
  • José Alves Cunha
  • José Rodrigues de Carvalho
  • Niels Jensen
  • Odílio Feóla
  • Orival Francisco
  • Raul Ferraz Pacheco
  • Salvador Orlando
  • Thomaz Fortunato

DOM BOSCO ACOLHE VOCÊ! SEJA MUITO BEM-VINDO(A) À CASA DE DOM BOSCO!

Dom Bosco é fundador dos Salesianos. Nasceu na Itália, região do Piemonte, perto de Turim, em 16 de agosto de 1815 e faleceu em 31 de janeiro de 1888. 

Filho de pobres camponeses desejou ser padre para trabalhar especialmente com crianças e jovens mais pobres, educando e evangelizando segundo um projeto de promoção integral da pessoa, orientando para Cristo, homem perfeito, com o objetivo de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”.

Dom Bosco, inspirando-se na bondade e no zelo de São Francisco de Sales (daí vem o nome “Salesianos”), acolheu-o como inspirador do grupo de jovens oratorianos que desejaram ficar com Dom Bosco para trabalhar na educação, evangelização e formação da vida de jovens mais pobres.

Fundou, em 1857, a Congregação Salesiana, constituída por irmãos e padres para orientar e guiar a juventude, oferecendo ideias, sentimentos, horizontes; em síntese: um projeto de vida.

Hoje os Salesianos estão presentes em 134 países, nos continentes. No Brasil, os Salesianos chegaram no dia 14 de julho de 1833, em Niterói, onde fundaram o Colégio Santa Rosa. Em 1885, iniciaram as atividades no Liceu Coração de Jesus, em São Paulo.

Para trabalhar na educação das crianças e dos jovens, Dom Bosco criou o “Sistema Preventivo”. Além de ser um método pedagógico, é também uma espiritualidade.

Trata-se da “pedagogia da presença”, que desenvolve e integra o amor educativo por meio da:

  • Razão;
  • Religião;
  • Amorevolezza (afeto).

Para Dom Bosco, cada obra Salesiana deve ser:

  • Casa que acolhe;
  • Paróquia que evangeliza;
  • Escola que encaminha para a vida;
  • Pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria.


Para se identificar como o projeto Dom Bosco, é preciso que você acredite que Deus nos criou para sermos felizes, que Ele nos quer felizes, e que você pode ajudar na felicidade de cada pessoa que Ele coloca no seu caminho.

“O senhor nos colocou neste mundo para os outros”, dizia Dom Bosco.

A Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas) foi iniciada em 2002 com a proposta de formar uma rede de educação fundamentada na concepção educativo-pastoral salesiana.

Desde o seu início, a Rede foi constituída por instituições mantidas pela Congregação dos Salesianos de Dom Bosco (padres e irmãos salesianos), pelo instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (irmãs salesianas) e instituições parceiras, com os mesmos ideais educacionais.

Nesses anos de caminhada, a Rede Salesiana Brasil Escolas investe constantemente no desenvolvimento de soluções educacionais inovadoras, na construção de um material didático impresso e digital próprio, no desenvolvimento de uma plataforma digital compatível com as necessidades educacionais de hoje, na formação continuada de gestores e educadores, dentre outras iniciativos.

Hoje, a Rede Salesiana é a maior rede católica de educação das Américas: congrega cerca de 5 mil educadores e 85 mil alunos, da educação infantil ao ensino médio, em mais de cem escolas. A integração em Rede garante uma qualidade única em todo o país, mas que é colocada em prática valorizando o que há de particular em cada região brasileira e na história dos colégios participantes.

MISSÃO:

Promover a articulação e animação das escolas em rede, oferecendo formação continuada, recursos e serviços estratégicos aos gestores e educadores para o desenvolvimento de práticas educativas inovadoras e inclusivas, fundamentadas no Sistema Preventivo Salesiano.

VISÃO:

Ser reconhecida como uma rede de educação em todo território nacional, embasada nos pilares do Sistema Preventivo Salesiano, pela excelência pedagógica e pelos processos inovadores e sustentáveis, pautados no compromisso social e evangelizador.

VALORES:

  1. Entusiasmo diante da vida;
  2. Acolhida, alegria, gratidão e espírito de família;
  3. Espiritualidade como abertura à transcendência e ao outro;
  4. Cooperação no desenvolvimento de ações em rede;
  5. Eficiência permanente em todos os processos gerenciais;
  6. Inovação e competência nos processos de formação continuada;
  7. Preventividade em todas as esferas e atividades da instituição;
  8. Dialogicidade e discernimento nas decisões;
  9. Ética, justiça, equidade e transparência nas relações pessoais e profissionais;
  10. Compromisso social e ambiental.

PADRE ROQUE LUIZ SIBIONI

DIRETOR GERAL DA PRESENÇA SALESIANA EM AMERICANA.

Prezada Comunidade Educativa do Colégio Dom Bosco, Colaboradores,  Alunos(as) Pais, Familiares e membros da sociedade em geral:

O colégio Dom Bosco está presente na cidade de Americana há mais de 75 anos. Fundamentado no Sistema Preventivo de Dom Bosco, que se apoia na Razão, na Religião e na Amorevolezza (afeto), ele é uma sólida e reconhecida referência no campo educacional para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Ele é parte integrante de milhares de outras instituições salesianas educativas presentes em 134 países do mundo, comprometidas com a educação integral e promoção da vida de seus educandos.

Somos uma comunidade educativo pastoral que oferece o melhor de seus profissionais, dos valores salesianos, católicos, pedagógicos e das estruturas físicas para que cada aluno(a) sinta-se único e muito bem acolhido, acompanhado e possa desenvolver-se integralmente em suas dimensões, habilidades e competências.

Somos muito agradecidos a toda sociedade americanense e demais cidades circunvizinhas pela confiança que depositam no nosso colégio, sempre comprometido com uma formação humana, católica e pedagógica de qualidade que prepara os alunos para a vida e para elaborarem projetos de vida consistentes que possam realizá-los como pessoa, cidadão, cristão e profissional. Para isso, o pátio, a alegria, os estudos, as amizades, o clima de família, a pastoral e a proximidade dos educadores, são indispensáveis.

Que Dom Bosco, nosso Pai fundador, e Nossa Senhora Auxiliadora a quem Dom Bosco confiou a sua missão, protejam a nossa comunidade educativo pastoral e intercedam por todos nós em mais este ano letivo que estamos vivendo com fé, alegria, amor e esperança.

Pe. Roque Luiz Sibioni, SDB

O EDUCADOR SALESIANO

O educador salesiano, mais do que um transmissor de conteúdos, é um mediador e promotor de situações de aprendizagem. Sua missão vai além da sala de aula: ele cria elos significativos entre o aluno e o conhecimento, ao mesmo tempo em que abre janelas para a vida. Está presente no cotidiano do educando de forma sensível e intencional, oferecendo-se como uma referência ética e afetiva, sem imposição, mas com autenticidade.
 
Como mediador do conhecimento historicamente acumulado, o professor salesiano age com intencionalidade pedagógica, guiado pelo compromisso de formar sujeitos históricos, sociais e cristãos, capazes de atuar de maneira consciente e responsável na construção de uma humanidade mais solidária. 
 
Inspirado pela pedagogia de Dom Bosco, nosso educador é um entusiasta tanto da prática quanto do embasamento teórico. Ele reconhece que os valores não se ensinam apenas com palavras, mas se incorporam pela convivência, pela vivência e pela reflexão sobre o cotidiano. As crianças e adolescentes, em constante busca e repletos de questionamentos, frequentemente agem antes de refletir. Por isso, o educador salesiano cria espaços seguros e significativos onde o jovem possa experimentar, errar, refletir e aprender.
Acreditamos que, por meio dessas vivências, o educando é conduzido a fazer escolhas conscientes — decisões pautadas por bons valores, capazes de iluminar o caminho de uma vida plena, com sentido, sonhos e realizações. Assim, o educador salesiano cumpre sua missão: ser presença amorosa e formadora na construção de um mundo mais justo, humano e cristão.

Prevenção e proteção de crianças, adolescentes e vulneráveis.

Normas e Procedimentos: