O Colégio Salesiano Dom Bosco pode oferecer ao mundo de hoje um jeito de ser e viver que tenha sentido, numa permanente busca que responda aos desafios do presente e ao projeto que Deus quer para toda a humanidade. Nossa missão caracteriza-se por um carisma que é, especialmente, a compreensão e efetivação do Sistema Preventivo. Isto significa que concretizamos, em todas as ações educativas, o amor e a confiança nas crianças, nos adolescentes e nos jovens. Neste sentido, temos o propósito de ajudá-los a descobrirem e desenvolverem todas as suas potencialidades para que sejam protagonistas na construção da nova sociedade.

Nossa proposta representa uma ação pedagógico-evangelizadora voltada para o acompanhamento e a orientação de todos os processos que buscam o desenvolvimento integral dos membros da comunidade educativa. É um modo especial de comunicar os valores, as crenças e as convicções que caracterizam nosso estilo de escola salesiana. Representa uma ação pedagógica que possui intencionalidades bem definidas em relação às crianças, aos adolescentes e aos jovens, e também uma ação pastoral sustentada na figura de Jesus Cristo.
O Sistema Preventivo de Dom Bosco é um patrimônio cultural, pedagógico e educativo da Igreja e da cultura laica, italiana, europeia e mundial. Engloba elementos humanos e inter-religiosos de valor indubitável. É uma maneira singular de educar pois se centra no positivo, nos recursos e nas potencialidades de vida e de bem que cada um de nós possui como dote nativo, como dom recebido da vida familiar, do contexto social e eclesial a que pertencemos.
Dessa forma, o Sistema Preventivo insere-se numa proposta de educação que tem como centro a pessoa, na singularidade de sua existência, almejando ajudá-la a realizar o próprio projeto de vida. Nosso sistema educativo, portanto, é definido como ação pedagógica, que demonstra ardor, tato, bom senso, equilíbrio, afeto e sabedoria.
Neste sentido, nossa Educação Salesiana viabiliza a práxis de educação integral, partindo da premissa de que a pessoa deve promover-se em todas as dimensões (corporal, psíquica, espiritual), enquanto se relaciona consigo mesma, com os outros, com a natureza e com Deus. Salientamos que somos parte da Rede Salesiana Brasil de Escolas, que tem como diferencial um projeto educativo-pastoral cuja finalidade é formar honestos cidadãos e bons cristãos.
Importante destacar ainda que nossos educandos são protagonistas de sua própria formação. Nessa proposta, a educação deve promover autonomia, tanto em seus aspectos intelectuais e cognitivos quanto de desenvolvimento afetivo, social e moral. Diante disso, objetivamos promover uma educação diferenciada, que acompanha as tendências mediante propostas que encaminhem todas as possibilidades da pessoa para experiências positivas. Diante disso, nossos educadores concebem o ensino como um conjunto sistemático de ações, cuidadosamente planejadas, ao redor das quais conteúdo e forma articulam-se permanentemente. Nossas atividades permitem que professor e aluno compartilhem parcelas sempre maiores de significados em relação aos conteúdos do currículo escolar. Assim procedendo, asseguramos a equidade na formação dos jovens e possibilitamos o acesso à construção do conhecimento acadêmico, ao mundo do trabalho e aos bens culturais, por meio de uma visão cristã do mundo.
GERAIS
O Colégio Salesiano Dom Bosco tem como princípios fundamentais:
Uma educação inserida na realidade social e na realidade do aluno;
Uma perspectiva interdisciplinar, inerente à prática participativa, voltada para o projeto transdisciplinar da escola;
O respeito mútuo e a solidariedade que norteiam o trabalho da comunidade escolar, preservando a identidade católica na mensagem ecumênica, fundamentada no Sistema Preventivo de Dom Bosco;
À luz desses princípios, o Colégio Salesiano Dom Bosco tem como proposta formar uma Comunidade Educativa constituída por educadores, pais, alunos e funcionários, despertando o espírito crítico como agentes de transformação da sociedade, revendo constantemente conteúdos, métodos e práticas educativas.
ESPECÍFICOS
1- Evangélicos
Jesus Cristo constitui-se no ideal de pessoa a ser buscado e anunciado, sendo o Evangelho o critério norteador dos processos didático-pedagógicos, das estruturas e dos relacionamentos; a solidariedade, a valorização do ser humano, a justiça, o amor entre as pessoas, a verdade e a religiosidade.
2- Eclesiais
A centralidade da comunidade cristã em toda a atividade evangelizadora, o novo dinamismo ministerial que a complementa e o papel que o leigo cristão tem conquistado na Igreja são três aspectos fundamentais para enfocar, hoje, a pastoral da escola católica.
A escola católica salesiana:
Encontra sua verdadeira justificação na própria missão da Igreja e age em nome e em sintonia com ela e educa os jovens cristãos para um autêntico sentido de Igreja;
Cultiva a consciência de ser servidora da juventude na construção de um mundo mais justo, fraterno e solidário, acreditando e operacionalizando sua dimensão transformadora;
Promove uma compreensão crítica da realidade sociocultural, consciente da sua missão evangelizadora da cultura;
Valoriza e efetiva da presença do leigo como caminho de partilha e formação permanente.
3- Salesianos
A escola salesiana expressa sua predileção pelos jovens, especialmente os mais pobres, privilegiando o protagonismo juvenil, desencadeando um processo em que educador e educando são sujeitos de seu próprio desenvolvimento.
O espírito de família, o sentido de equipe, a presença entre os educandos são outros importantes critérios da ação salesiana. Essa “missão partilhada” privilegia os membros da Família Salesiana.
Os educadores, conscientes da importância da sua presença e atuação entre os educandos, convivem com eles e se interessam por seus problemas e anseios, em espírito de amizade, assistência e acolhida.
A caridade pastoral e o jeito oratoriano constituem também marcos fundamentais do trabalho salesiano na escola, na busca da realização da espiritualidade salesiana.
O projeto educativo fundamenta-se na razão, religião e “amorevolezza”.
4- Sociais
A ação salesiana busca permanentemente a construção da cidadania e dos valores éticos. A escola está aberta à cultura, procurando compreender e acolher os seus valores para encarnar a mensagem evangélica.
A escola salesiana seja popular pela localização, pela cultura e também pelos serviços à população, especialmente aos mais pobres, sendo sinal de comunhão e solidariedade.
5- Transversais
A ação na escola se ocupa de forma transversal com os grandes temas da educação para a vida, para o amor, meio ambiente, valores éticos, religiosidade, cidadania, pluralismo cultural, a respeitosa convivência social, a sustentabilidade do planeta, a paz, a ecologia integral e a Casa Comum.
Ciente de seus limites, é necessário dar importância às possibilidades que a LDB oferece à educação para os valores, concretizando assim a preocupação fundamental da formação cristã.
FUNDAMENTAÇÃO
O Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana preza por uma educação de qualidade que seja determinante para as crianças e jovens que compartilham conosco fases importantes de suas vidas. Assim como para todos os educadores da RSE, este colégio acredita que a educação deva promover a autonomia do educando, tanto em seus aspectos intelectuais e cognitivos, quanto em seu desenvolvimento afetivo, social e moral. Essa autonomia tem como objetivo a construção da identidade da pessoa, a conquista de um conceito positivo sobre si mesmo e a formulação de um projeto de vida vinculado a valores.
A educação é um processo de construção e desenvolvimento pessoal pelo qual o indivíduo, ao relacionar-se com o meio e com os outros, cresce e se constitui. Sendo assim, em conjunto com o material EDEBE, os educadores salesianos promovem o aprender de forma significativa, contínua, a partir de processos criativos e de metodologias ativas e inovadoras de educação. Ou seja, a educação ultrapassa o espaço da escola e reflete na vida do educando.
Um espaço que promove atividades que favorecem a reflexão, o uso estratégico das aprendizagens, que estimula o trabalho cooperativo, a análise do contexto e do ambiente, a criatividade, a pesquisa, o sentido prático, o aprender a aprender e que, há 70 anos, é referência em educação em Americana e região.
Patricia Albieri Guidolin
Diretora Pedagógica