ENSINO FUNDAMENTAL I

REFLETIR, INTEGRAR E RELEVAR.
NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Cada aluno é incentivado
a despertar sua consciência
social a partir da ética e dos
valores cristãos.

Este conhecimento faz com que
cada criança manifeste sua
individualidade e interesses
ao mesmo tempo em que
envereda por um universo
de informações completamente
novo e renovador.

ENSINO FUNDAMENTAL I

METODOLOGIA

ENSINO FUNDAMENTAL I

O ensino é concebido pelos educadores como um conjunto sistemático de ações, cuidadosamente planejadas, ao redor das quais conteúdo e forma articulam-se permanentemente. As atividades permitem que professor e aluno compartilhem parcelas sempre maiores de significados, em relação aos conteúdos do currículo escolar. O professor orienta suas ações para que o aluno participe de tarefas e atividades que o aproximem, cada vez mais, dos conteúdos que a escola tem para ensinar.

Os educadores entendem a educação como processo de construção e desenvolvimento pessoal pelo qual o indivíduo, relacionando-se com o ambiente, com os outros e com a sociedade, cresce e se constitui como pessoa. Nesse sentido, a educação ultrapassa o espaço da escola e incide sobre a totalidade da vida do educando.

Não há dúvida, contudo, de que a escola é um lugar privilegiado para o desenvolvimento das capacidades individuais e coletivas e para a análise crítica da sociedade. Por isso, nossos recursos pedagógicos:

- propõem atividades que favorecem a reflexão, bem como o uso estratégico das aprendizagens;
- diversificam as atividades;
- estimulam o trabalho em grupo cooperativo, a análise do contexto e do ambiente, a criatividade, a pesquisa, o sentido prático, o aprender a aprender;
- proporcionam a transferência de aprendizagens.

O PROCESSO AVALIATIVO

ENSINO FUNDAMENTAL I

Compreendemos a avaliação como uma lente que permite focalizar o aluno, seus avanços e necessidades. Ela integra o próprio processo de trabalho do aluno, no dia a dia da sala de aula, nos momentos de discussão coletiva e de realização de tarefas, em grupos ou individuais.

É em razão disso que nossa avaliação não é feita por meio de um único instrumento, restringindo-se a um momento apenas, para avaliar, de fato, a aprendizagem de diferentes alunos.

Nossas ações de avaliação buscam fornecer condições para que o professor analise, instigue, reflita, envolva-se e tome decisões e providências junto a cada aluno.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

ENSINO FUNDAMENTAL I

A estrutura curricular do Ensino Fundamental é caracterizada por áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ensino Religioso, Ciências Humanas e da Natureza.

E, visando complementar tais áreas, temos também: aulas de Arte, Música, Educação Física e Inglês.

Essa organização visa desenvolver
as habilidades de:

- leitura e interpretação de diferentes linguagens;
- escrita e produção de textos em diversas linguagens;
- expressão oral, através da exposição de ideias com clareza e argumentação coerente;
- análise e interpretação de fatos e ideias;
- mobilização de informações, conceitos e procedimentos em situações diversas;
- pensar com base no raciocínio lógico matemático.

A transversalidade pressupõe um tratamento integrado das áreas e um compromisso das relações interpessoais e sociais como as que estão envolvidas nos temas, a fim de que haja uma coerência entre valores experimentados na vivência que a escola propicia aos alunos e a interação intelectual com tais valores.