HISTÓRICO: OBRA SALESIANA EM AMERICANA – SP
O Instituto Salesiano Dom Bosco de Americana - SP nasceu com a bênção da pedra fundamental do Oratório São Domingos Sávio, em 16 de outubro de 1949.
Essa data entrou para a história, pois marca o nascimento da obra que acompanharia, bem de perto e de forma decisiva, o crescimento e o progresso da cidade.
O início do trabalho foi possível graças à iniciativa de Niels Jensen e Thomaz Fortunato, que doaram o terreno para a instalação do primeiro prédio, sendo inspetor o padre João Resende Costa e encarregado da obra o padre Osvaldo de Andrade. A iniciativa do Monsenhor Nazareno Maggi foi fundamental para a chegada e permanência dos salesianos no município.
A COMISSÃO DE RECEPÇÃO OFICIAL ERA FORMADA PELAS SEGUINTES PESSOAS:
-
Presidente: Monsenhor Nazareno Maggi
Antônio Faxine
Domingos de Luza
Fausto Mantovani
Fortunato Faraone
Abraim Abraham
João Tamborlim
John Henriksen
José Pasciuli
Martinho Feliz Demaret
Achiles Neve
Onofre Boer
Osvaldo Miante
Sabato Ferraro
Sergio Miante
-
Prefeito Antônio Pinto Duarte
Antônio Zanaga
Erick Mathiensen
Nacin Elias Neto
Francisco Duarte Pinto
João Dei Santi
João Zanaga
José Alves Cunha
José Rodrigues de Carvalho
Niels Jensen
Odílio Feóla
Orival Francisco
Raul Ferraz Pacheco
Salvador Orlando
Thomaz Fortunato
DOM BOSCO ACOLHE VOCÊ
SEJA BEM-VINDO(A) À CASA DE DOM BOSCO!
Dom Bosco é fundador dos Salesianos. Nascido na Itália, perto de Turim, em 16 de agosto de 1815, onde faleceu em 31 de janeiro de 1888.
Filho de pobres camponeses desejou ser padre para trabalhar especialmente com crianças e jovens, educando e evangelizando segundo um projeto de promoção integral da pessoa, orientando para Cristo, homem perfeito com o objetivo de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”.
Dom Bosco, inspirando-se na bondade e no zelo de São Francisco de Sales (daí vem o nome “Salesianos”), acolheu o como protetor do grupo de jovens que desejaram trabalhar com ele.
Fundou, em 1857, a Congregação Salesiana, constituída por irmãos e padres para orientar e guiar a juventude, oferecendo ideias, sentimentos, horizontes; em síntese: um projeto de vida.
Hoje os Salesianos estão presentes em mais de 120 países em todos os continentes. No Brasil, os Salesianos chegaram no dia 14 de julho de 1833, em Niteroí, onde fundaram o Colégio Santa Rosa. Em 1885, iniciaram as atividades no Liceu Coração de Jesus, em São Paulo.
Para trabalhar na educação das crianças e dos jovens, Dom Bosco criou o “Sistema Preventivo”. Além de ser um método pedagógico, é também uma espiritualidade.
Trata-se da “pedagogia da presença”, desenvolvendo o amor educativo na:
- Razão;
- Religião;
- Amorevolezza (carinho).
Para Dom Bosco, cada obra Salesiana deve ser:
- Casa que acolhe;
- Paróquia que evangeliza;
- Escola que encaminha para a vida;
- Pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria.
Para se identificar como o projeto Dom Bosco, é preciso que você acredite que Deus nos criou para sermos felizes, que Ele nos quer felizes, e que você pode ajudar na felicidade de cada pessoa que Ele coloca no seu caminho.
“O senhor nos colocou neste mundo para os outros”, dizia Dom Bosco.
O EDUCADOR SALESIANO
O educador salesiano, além de criar elos entre o aluno e o conhecimento, tem a missão de abrir janelas para a vida. Ele tem a capacidade de se fazer presente no cotidiano do aluno de forma significativa. Para isso, apresenta-se para o educando, sem imposição, como uma referência em valores e atitudes. O nosso educador sabe que os valores são incorporados por meio da experiência, a vivência e a reflexão. Ele é um entusiasta da Pedagogia de Dom Bosco, que valoriza tanto a prática quanto o embasamento teórico. As crianças e adolescentes vivem uma fase em que a dúvida e a busca são constantes e tendem a agir para depois refletirem sobre suas ações. Por isso, o educador salesiano cria espaços para que o jovem vivencie situações que lhe encaminhem para as escolhas certas. Aquelas escolhas racionais, norteadas por bons valores, que permitem a construção de uma vida repleta de sonhos e realizações.
Fonte: Rede Salesiana de Escolas (RSE)
CONHEÇA TODOS OS NOSSOS PROFESSORES
SAIBA +
A Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas) foi iniciada em 2002 com a proposta de formar uma rede de educação fundamentada na concepção educativo-pastoral salesiana.
Desde o seu início, a Rede foi constituída por instituições mantidas pela Congregação dos Salesianos de Dom Bosco (padres e irmãos salesianos), pelo instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (irmãs salesianas) e instituições parceiras, com os mesmos ideais educacionais.
Nesses anos de caminhada, a Rede Salesiana Brasil Escolas investe constantemente no desenvolvimento de soluções educacionais inovadoras, na construção de um material didático impresso e digital próprio, no desenvolvimento de uma plataforma digital compatível com as necessidades educacionais de hoje, na formação continuada de gestores e educadores, dentre outras iniciativos.
Hoje, a Rede Salesiana é a maior rede católica de educação das Américas:
congrega cerca de 5 mil educadores e 85 mil alunos, da educação infantil ao ensino médio, em mais de cem escolas. A integração em Rede garante uma qualidade única em todo o país, mas que é colocada em prática valorizando o que há de particular em cada região brasileira e na história dos colégios participantes.
SAIBA +
MISSÃO:
Promover a articulação e animação das escolas em rede, oferecendo formação continuada, recursos e serviços estratégicos aos gestores e educadores para o desenvolvimento de práticas educativas inovadoras e inclusivas, fundamentadas no Sistema Preventivo Salesiano.
VISÃO:
Ser reconhecida como uma rede de educação em todo território nacional, embasada nos pilares do Sistema Preventivo Salesiano, pela excelência pedagógica e pelos processos inovadores e sustentáveis, pautados no compromisso social e evangelizador.
VALORES:
- Entusiasmo diante da vida;
- Acolhida, alegria, gratidão e espírito de família;
- Espiritualidade como abertura à transcendência e ao outro;
- Cooperação no desenvolvimento de ações em rede;
- Eficiência permanente em todos os processos gerenciais;
- Inovação e competência nos processos de formação continuada;
- Preventividade em todas as esferas e atividades da instituição;
- Dialogicidade e discernimento nas decisões;
- Ética, justiça, equidade e transparência nas relações pessoais e profissionais;
- Compromisso social e ambiental.
PADRE ARAMIS FRANCISCO BIAGGI
DIRETOR DA OBRA SALESIANA DE AMERICANA.
Prezados Pais, Educadores, Colaboradores e Educandos
do Colégio Salesiano Dom Bosco:
Nesse ano de 2019 comemoramos os 70 anos de nossa presença salesiana em Americana. A educação salesiana de Dom Bosco continua inovando para levar às crianças, adolescentes e jovens, o grande sonho de Dom Bosco de apresentar à comunidade bons profissionais e cristãos convictos de sua fé.
Com Dom Bosco, nosso Pai e Mestre, queremos renovar nossos compromissos educacionais e orientativos com os colaboradores, pais e alunos, com o objetivo de que continuem a construir um mundo mais justo e fraterno.
O Papa Francisco nos fala sobre três chaves para melhorias no mundo da educação: “humanizar a educação”, a “cultura do diálogo“ e “semear esperança“. Conclui sua reflexão dizendo que o verdadeiro educador é como um pai e uma mãe que transmite uma vida capaz de futuro.
O projeto da Rede Salesiana Brasil, com seus educadores e profissionais, cada vez mais se preocupa com a qualidade de ensino, em sintonia com os parâmetros curriculares do Brasil e com sistema de ensino de qualidade.
Nosso patrono São João Bosco legou-nos a herança do pioneirismo na educação: com sua parceria cultivamos, em favor de sua família, o melhor
ambiente para a formação de seu filho e sua filha.
Que o Senhor abençoe a todos e cada um. Paz e alegria.
P. Aramis Francisco Biaggi - Diretor